Filadélfia

Cidade do Estado de Pensilvânia, fica localizada no Oeste Litoral dos Estados Unidos da América e é a quinta maior cidade do país e a maior daquele estado, com uma população estimada em cerca de 1 483 000 habitantes (2004). Situada na confluência do rio Delaware, que nasce nas Montanhas de Catskill, com os afluentes Lehigh e Schuylkill., terá sido o local de nascimento dos Estados Unidos da América, sendo primeiramente ocupada por nativos americanos. No século XVII, instalaram-se nestas terras os suecos, posteriormente os alemães e, finalmente, os britânicos comandados por William Pen, que adquiriu este território doado por Charles II de Inglaterra e o fundou em 1682 com a designação de Philadelphia, palavra de origem grega, como homenagem fraternal à sua amada.
Nesta cidade foi ainda oficializada a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e a Constituição.
Filadélfia foi planeada com base numa planta de trama regular, sendo a sua morfologia marcada pela coexistência de edifícios históricos dos tempos coloniais e de arranha-céus. Desde 1950, o centro da cidade alterou-se imenso como resultado da aplicação do projeto de desenvolvimento e renovação do centro histórico, de modo que vários edifícios dos séculos XVIII e XIX foram restaurados. A cidade mantém-se um centro industrial e comercial importante, sendo o seu porto fluvial um dos mais dinâmicos do Mundo, com a chegada de mais de 5000 navios de carga por ano.
A nível das acessibilidades interestatais, a cidade é ligada pelo Schuylkill Expressway, que atravessa a cidade pelo flanco oeste do rio Schuylkill.
Uma grande parte da energia consumida na cidade provém da barragem hidroelétrica, que fica localizada sobre rio Delaware.
No aspeto cultural, destaca-se a Academia Artística da Pensilvânia, de 1805; a Academia das Ciências Naturais, de 1812; a Sociedade Filosófica Americana, de 1743; e o Museu da Ciência do Instituto Franklin, de 1824.
O Independence Hall é um edifício muito importante, pois é considerado o berço dos Estados Unidos da América, local onde foi assinada a Declaração da Independência dos Estados Unidos, em 1776. É uma estrutura modesta, que foi terminada em 1753, mas que, devido ao seu grande valor simbólico, foi elevada a Património Mundial pela UNESCO, em 1979.
No Parque Fairmount, o maior parque urbano dos Estados Unidos da América, fica o Museu de Arte de Filadélfia e vários monumentos históricos.
Na cidade situam-se ainda mais de 30 instituições educativas, incluindo as universidades da Pensilvânia, a de Temple e a de Drexel.
Como referenciar: Filadélfia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:33:01]. Disponível na Internet: