Fissidentáceas

Famílias de plantas briófitas, do grupo dos musgos, que se distribui por cerca de 450 espécies que se reúnem num único género – Fissidens.
As Fissidentáceas (Fissidentaceae) distribuem-se generalizadamente em todos os continentes, especialmente pelos trópicos. São plantas, geralmente, gregárias, formando tufos densos terrícolas ou agregados rochosos de dimensões relativamente pequenas, cerca de meio centímetro, ou grandes em que as plantas têm um comprimento superior a 15 centímetros.
As folhas são dísticas, encavalitadas, lanceoladas e complanadas. As folhas apresentam uma nervura sendo muitas vezes marginadas. As células laminares são geralmente isodiamétricas.
Em Portugal existem 24 espécies, sendo a mais característica pelas suas dimensões a espécie Fissidens polyphyllus, que forma tufos sobre as rochas inundadas dos pequenos cursos de água, nas zonas montanhosas de Centro e Norte.
Como referenciar: Fissidentáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-27 14:13:08]. Disponível na Internet: