Flash

O Flash é uma aplicação baseada em gráficos vetoriais.
De fácil utilização, esta tecnologia permite a criação de diferentes conteúdos multimédia que podem ser divulgados através da Internet e é uma ferramenta efetiva no desenvolvimento de páginas Web.
Uma das grandes vantagens da utilização do Flash reside no facto de este ser uma plataforma standard e independente do web browser, o que significa que os filmes realizados em Flash podem correr em qualquer browser existente, como o Internet Explorer ou o Netscape Navigator. A ferramenta Flash é um programa, com algumas semelhanças como Paint, que vem instalado de raiz com o sistema operativo Windows. Apesar de ser uma aplicação usada essencialmente para criar animações e bastante mais poderosa que o Paint, o Flash também permite criar gráficos e incorpora, para além de outras, as mesmas ferramentas que o primeiro.
O ambiente de trabalho do Flash é composto por quatro áreas principais:

- O Palco (Stage): Área onde se monta o trabalho - onde se cria, adiciona ou remove elementos. Será este palco, e tudo o que nele acontece, que se vai visualizar na Web. Podem utilizar-se funcionalidades especiais e importar gráficos de outros programas para o palco. Todos os elementos presentes no palco serão encarados como atores que desempenham o seu papel.

- A Linha Temporal (Timeline): Área que representa e controla os movimentos dos objetos no palco. Esta área é composta por frames (enquadramentos) e layers (camadas). Cada frame é uma nova imagem e aplicando simples modificações nos objetos dentro de cada frame, ao longo do timeline, produz-se um filme. As camadas (layers) estão ligadas à sobreposição de imagens e às transparências. Uma só imagem, num frame, pode ter mais que uma camada e cada camada pode conter os seus próprios objetos.

- A Biblioteca (Library): Pequena base de dados onde o Flash armazena todos os gráficos e símbolos. Podem colocar-se diretamente no palco objetos armazenados na biblioteca.

- Painéis (Panels): Permitem controlar todas as ações como modificar texto ou adicionar efeitos a um objeto. Uma das vantagens do uso de painéis é que estes podem ocultar-se, proporcionando um ambiente de trabalho mais amplo.

A empresa norte-americana Macromedia disponibiliza dois produtos Flash: o Macromedia Flash e o Macromedia Flash Player. O primeiro é a aplicação onde se criam e desenvolvem os trabalhos Flash tais como filmes, apresentações, web sites, etc. O segundo é um programa que permite visualizar os trabalhos realizados no Macromedia Flash mas não permite a sua edição ou modificação. O Flash Player é distribuído gratuitamente através da Internet ou publicações em CD-ROM.

Como referenciar: Flash in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 17:48:48]. Disponível na Internet: