Floriano

Imperador romano do período dos Imperadores Ilírios. Reinou pouco tempo, no ano de 276. Nada de especial ou digno de registo ficou da sua governação.
Marco Ânio Floriano, Pius Felix Invictus Augustus, irmão do imperador Tácito (275-276). A sua carreira é desconhecida, como a de seu irmão, apenas se conhecendo a sua nomeação para Prefeito do Pretório em 276, por iniciativa de Tácito e aclamado pelas tropas, sem conhecimento do Senado. Tornou-se imperador depois do assassinato de Tácito pelas tropas. Esteve à frente dos destinos de Roma apenas três meses, tendo tido o mesmo fim de Marco Cláudio Tácito, vítima da irascibilidade e volubilidade dos militares. Da sua governação nada se sabe, apenas que durou 88 dias, não tendo tido tempo sequer para organizar uma pequena campanha militar, já que as legiões estacionadas na Fenícia, Palestina, Síria e Egito apoiavam Probo, um general mais experiente, que acabou por matar Floriano ao fim de algumas semanas de escaramuças.
Como referenciar: Floriano in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-24 13:38:20]. Disponível na Internet: