flúor

O flúor (F) é um elemento químico gasoso, não metálico, que se encontra na forma molecular F2, pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor amarelo-esverdeada e cheiro penetrante, que se localiza no grupo 17 e período 2 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 9 e massa atómica 18,998 4032.
Este elemento foi obtido pela primeira vez em 1886 em Paris, França, pelo químico francês Henri Moissan, por eletrólise de uma solução de fluoreto de potássio em fluoreto de hidrogénio anidro.
O nome flúor deriva do latim fluere que significa fluir.
Na Natureza, encontra-se em diversos minerais como a fluorite (espato flúor, fluoreto de cálcio CaF2), a criolite (fluoreto de sódio e alumínio Na3AlF6) e a apatite ([Ca5(PO4)3F].
O flúor obtém-se por eletrólise de fluoretos ácidos de metais alcalinos em estado de fusão.
Este elemento é extraordinariamente reativo. Reage com a maioria dos elementos à temperatura ambiente, frequentemente com inflamação.
Os compostos de flúor mais importantes são os compostos metálicos que se designam por fluoretos. Os fluoretos alcalinos são fortemente antissépticos. O fluoreto de hidrogénio (HF) é fortemente corrosivo e obtém-se por reação do fluoreto de cálcio com ácido sulfúrico concentrado e aquecendo os fluoretos ácidos.
O ácido fluorídrico é a solução aquosa do fluoreto de hidrogénio.
O flúor é utilizado, juntamente com criolite, para a obtenção do alumínio.
Os compostos orgânicos do flúor fornecem importantes matérias plásticas (teflon) e líquidos frigoríficos (fréon).
O flúor é essencial ao corpo humano, em especial aos dentes, protegendo-os da cárie.
Como referenciar: flúor in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-01-27 12:27:13]. Disponível na Internet: