força centrípeta

A força centrípeta é a força que atua num corpo obrigando-o a descrever uma trajetória circular, isto é, a que num movimento de rotação, atua sobre o corpo, atraindo-o na direção do centro. Num movimento circular, o seu valor é o mesmo do da força centrífuga, mas de sinal contrário.
Se a massa do corpo for m, a sua velocidade v, e se o raio da circunferência for r, a intensidade da força é dada pela seguinte expressão matemática: mv2/r, e é dirigida para o centro da circunferência. Mesmo que o corpo se mova com velocidade de módulo constante, a sua velocidade é variável, uma vez que a sua direção se encontra continuamente a mudar. Existe, por conseguinte, uma aceleração dirigida para o centro da circunferência.
Quando, por exemplo, um corpo é atado a um fio e posto a rodar num círculo horizontal, pode-se sentir perfeitamente que é necessário aplicar uma força centrípeta. O corpo tem uma tendência, devido à sua inércia, a manter um movimento retilíneo e é a força centrípeta que o obriga a mover-se circularmente. Se o fio partir, esta força desaparece e o corpo movimentar-se-á para fora em linha reta, na direção tangente à circunferência na qual antes se estava a movimentar. No caso de um satélite em órbita em volta da Terra, a força centrípeta que mantém o satélite em órbita é a força gravitacional.
As forças centrípeta e centrífuga desempenham um papel muito importante na vida quotidiana e nas fábricas. Num carrossel, as barras sobre as quais são colocadas os veículos exercem uma força centrípeta, enquanto que a pessoa que vai nos veículos sente uma força centrífuga para o exterior.
Quando se descreve uma curva com um carro, devido ao atrito da estrada, esta exerce uma força centrípeta sobre as rodas do automóvel para que este não saia da curva.
Na construção das máquinas, é importante calcular as forças centrípeta e centrífuga e tê-las em conta ao escolher os materiais e as suas secções.
Como referenciar: força centrípeta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 22:46:47]. Disponível na Internet: