Artigos de apoio

Fórmula Indy

A Fórmula Indy é a principal categoria desportiva de velocidade, sobre quatro rodas, nos Estados Unidos. As suas origens remontam ao final do século XIX, quando a American Automobile Association (AAA) Championship Racing organizou a prmeira corrida, em 1895. Os primeiros campeonatos foram disputados em 1904, mas só em 1911 é que verdadeiramente nasceu a Fórmula Indy, quando foi realizada a primeira edição das 500 milhas de Indianápolis.
Até 1978, a Indy esteve sob a regulamentação da United States Automobile Club (USAC). Nesse ano, os proprietários das várias equipas fundaram a Championship Auto Racing Teams (CART), que passou a ser a entidade responsável pela organização anual dos campeonatos. A 11 de março de 1979 foi realizada a prova inaugural da CART, no circuito oval de Phoenix, no Arizona (EUA). O primeiro campeão foi o americano Rick Mears.
Em muitos aspetos semelhante à sua rival Fórmula 1, a Fórmula Indy tem, no entanto, algumas características únicas que a diferenciam das restantes, como o facto de as largadas serem feitas já em andamento ou de várias provas se realizarem em circuitos ovais, para lá das naturais diferenças de regulamentação.
Como referenciar: Fórmula Indy in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-09-23 03:48:26]. Disponível na Internet: