Artigos de apoio

Fox Talbot
Fotógrafo inglês, William Henry Fox Talbot, nascido em 1800, em Melbury, ficou conhecido como fotógrafo e investigador na área da fotografia.
Consciente da sua dificuldade em reproduzir manualmente as paisagens que admirava durante as suas viagens por Itália, Fox Talbot começou a estudar a melhor maneira de obter uma imagem fotográfica. Esta investigação levou-o ao estudo das propriedades fotossensíveis dos sais de prata (1833-1834). Em 1835, fruto das suas experiências, realizou o primeiro calotipo (talbotipo), Lattice Window. O calotipo era um processo de obtenção de imagem fotográfica negativa numa emulsão de em sais de prata sobre um suporte de papel passado posteriormente, por contacto, a positivo.
Em junho de1844 começou a publicar The pencil of nature, uma recolha de fotografias suas realizadas entre junho de 1844 e abril de 1846. Entretanto, publicara uma série de fotografias da Escócia numa obra denominada Sun pictures.
A sensibilidade que Fox Talbot demonstrava nos efeitos de luz produzidos nas cenas fotografadas e a maneira como o fotógrafo captava essas cenas conferiram-lhe uma importância, na história da fotografia, não só como inventor, mas também como criador com um forte sentido plástico.
Fox Talbot morreu em 1877, em Lacock, Inglaterra.
Como referenciar: Fox Talbot in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-25 18:19:14]. Disponível na Internet: