Francis Drake

Almirante e corsário inglês, filho de Edmund Drake e de Mary Mylwaye, nascido por volta de 1540 no Devon, Inglaterra, e falecido em 1596, em Portobello, Canárias.
Francis Drake é considerado o primeiro inglês a dar a volta à Terra de barco. Fez as primeiras viagens ainda muito jovem, passando pelas Índias Ocidentais e pela Guiné. Um conjunto de navios com carregamento de escravos que foi encarregue pelo seu instrutor John Hawkins de conduzir em 1567 foi atacado por Espanhóis, sobrevivendo à escaramuça apenas três embarcações. Em 1572 partiu de Plymouth para com sucesso atacar os navios espanhóis que se encontravam no porto do Nome de Deus (Colômbia). No seguinte ano, depois de chegar a Inglaterra, tornou-se pirata na Irlanda, às ordens do conde de Essex. Entretanto este faleceu e Drake procurou na rainha Isabel I um novo patrono, que o acolheu com a intenção de criar uma força que se opusesse ao domínio que Espanha exercia no comércio com a América. A partir de 1577 passou então a piratear com outros dois comandantes (Thomas Doughty e John Winter) as costas espanholas do mar do Sul com cinco embarcações. Thomas Doughty foi mais tarde executado por tentativa de amotinamento. Sabe-se que as costas do Perú e do Chile foram saqueadas por Drake e a sua frota, tendo sido uma das mais importantes apreensões o navio chamado Cacafuego, com um valioso carregamento em ouro e prata. Passou pela Ilha das Especiarias, Ternate, Molucas, Java, Cabo da Boa Esperança, Serra Leoa e no mês de setembro de 1580 retornou a Plymouth. Os preciosos produtos com que vinha carregado e a circumnavegação do globo valeram-lhe uma rápida subida de prestígio e o título de "sir" outorgado pela rainha. Dedicou-se em seguida a piratear as Antilhas, tomando o controlo da ilha de São Domingos em 1585. Dois anos depois, à frente de 30 embarcações, levou a cabo mais ataques contra Espanha, nomeadamente no porto de Cádiz. Participou como vice-almirante na luta contra a Armada Invencível (1588), em 1589 foi a vez de atacar A Coruña (onde foi derrotado) e em 1595 atacou as Caraíbas, operação na qual encontrou a morte.
Como referenciar: Porto Editora – Francis Drake na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-29 03:12:56]. Disponível em