Francisco Nunes Correia

Governante português nascido em 1951, em Lisboa. Aos 24 anos, licenciou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior de Tecnologia, em Lisboa. Prosseguiu os estudos nos Estados Unidos da América, nomeadamente na Universidade Estadual do Colorado, onde em 1978 obteve o "Master of Science" em Hidrologia e Recursos Hídricos. Ainda nesta universidade norte-americana fez o doutoramento em Engenharia Civil, em 1984.
De regresso a Portugal, entre 1986 e 1989 foi diretor-geral dos Recursos Naturais, do Ministério do Planeamento e Administração do território.
Depois de ter sido professor do ensino secundário, a partir de 1992, passou a fazer parte do quadro de docentes da Universidade Técnica de Lisboa. Dois anos mais tarde, acumulou a docência com o cargo de investigador coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Nesse mesmo ano de 1994, integrou também o então criado Conselho Nacional da Água. A nível de docência passou, entretanto, para o Instituto Superior Técnico, onde foi professor catedrático de Recursos Hídricos e Ambiente. Entretanto, em 1993 havia sido nomeado conselheiro técnico do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais, tendo exercido funções até 1995. Durante esse período, foi responsável pela preparação do Plano Nacional da Política de Ambiente, trabalhando então para um governo social-democrata, liderado pelo primeiro-ministro Cavaco Silva.
Em maio de 2000, Francisco Nunes Correia assumiu funções como Coordenador Nacional do Programa Polis, de requalificação urbana, tendo ocupado o cargo até dezembro de 2003. Na altura, o ministro do Ambiente responsável por esta área era o socialista José Sócrates.
Em janeiro de 2004, foi nomeado presidente do LNEC e manteve-se em funções até março de 2005. Nesta altura abandonou o LNEC para se tornar, a 12 de março desse ano, ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional do XVII Governo Constitucional, liderado pelo primeiro-ministro José Sócrates.
Como investigador, ganhou o Prémio de Investigação Manuel Rocha, concedido pelo LNEC, e o Prémio de Investigação em Recursos Hídricos da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.
Enquanto docente e investigador publicou mais de uma centena de artigos, assim como oito livros.
Como referenciar: Francisco Nunes Correia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 01:33:19]. Disponível na Internet: