Frank Leavis

Crítico inglês, nascido em 1895 e falecido em 1978, educado em Cambridge, instituição onde, posteriormente, lecionou, estabelecendo uma nova abordagem crítica que, em muito, superou o tipo de história literária praticada até então.
Entre 1932 e 1953 foi editor do periódico Scrutiny, o qual constituiu um veículo para a criação de um novo movimento crítico caracterizado por rigorosos critérios intelectuais.
Os ensaios For Continuity, Culture and Environment e Education and the University salientam a importância da criação, no interior das universidades, de uma elite intelectual informada e altamente treinada, cuja tarefa seria preservar a continuidade cultural da vida e literatura inglesas.
Embora com os seus trabalhos Leavis tenha alterado o mapa literário do passado e estabelecido novos padrões para o futuro, o seu grande contributo reside na introdução de uma nova seriedade no estudo da Literatura e na crítica literária.
Como referenciar: Frank Leavis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 21:59:12]. Disponível na Internet: