Frederico Barba-Roxa

Imperador do Império Romano Germânico entre 1152 e 1190, tendo sucedido ao seu pai Frederico no ducado da Suábia, quando este faleceu em 1147. À morte do seu tio, o imperador Conrado III, foi nomeado rei da Alemanha em Frankfurt, no ano de 1152. Inicialmente pretendeu pacificar o país para depois se concentrar na dominação germânica na Itália; para conseguir cumprir os seus objetivos o imperador empreendeu diversas expedições contra a Itália.
Numa dessas expedições fez-se coroar rei de Itália em Pavia (1155) após a destruição da Comuna romana e no mesmo ano foi coroado imperador pelo Papa Adriano IV.
Ainda em Itália lutou com os lombardos e destruiu a cidade de Milão em 1162, mas as cidades italianas aliaram-se ao Papa Alexandre III e em 1176 derrotaram o invasor em Legnano. Frederico reconheceu as pretensões das vilas lombardas aliadas ao papado e depois empreendeu uma cruzada no Oriente após a tomada de Jerusalém por Saladino.
Durante a Terceira Cruzada na Sicília morreu afogado.
Como referenciar: Porto Editora – Frederico Barba-Roxa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-06 00:31:19]. Disponível em