Fredric Brown

Escritor norte-americano, Fredric Brown nascido a 29 de outubro de 1906 em Cincinnati, no estado do Ohio. Estudou à noite na Universidade de Cincinnati e no Hanover College em Indiana, onde permaneceu um ano.
De 1925 a 1936 foi funcionário administrativo, tendo-se tornado depois revisor de provas do Milwaukee Journal. Afiliou-se no Clube de Escritores de Ficção de Milwaukee, juntamente com Robert Bloch, que viria a editar, em 1977, uma coletânea dos seus contos.
Brown começou a sua carreira literária escrevendo contos para publicações perecíveis, entre as décadas de 30 e 40. Em 1936 publicou contos humorísticos em periódicos técnicos e, alguns anos mais tarde, optou por escrever contos policiais. Publicou, nas revistas Detective Tales e Dime Mystery, mais de uma centena de contos deste género. Passou o final da década de 40 em Taos, no estado do Novo México, onde se demorava pelos bares na companhia de amigos, escrevendo durante a noite. Em 1941, começou a ganhar uma certa reputação como escritor de contos de ficção científica, nas publicações Unknown e Weird Tales, os melhores dos quais foram reunidos em Angels And Spaceships (1954).
Após ter escrito cerca de trezentos contos, Brown publicou o seu primeiro romance integral, The Fabulous Clipjoint (1947), que foi galardoado com um Edgar atribuído pela Associação de Escritores Policiais dos Estados Unidos da América, na categoria de Melhor Romance de Estreia. O sucesso obtido permitiu a continuação da obra numa série, protagonizada por uma equipa de detetives amadores, Ed e Am Huster, que viriam a figurar em meia dúzia de livros.
Divorciado e consagrado como romancista, Brown dedicou-se inteiramente à escrita em 1947. Dois anos depois publicou uma das suas obras mais conhecidas, The Screaming Mimi (1949), uma revisitação da alegoria da Bela e do Monstro, e que seria adaptada para cinema em 1958, com realização de Gerd Oswald.
Tornado célebre sobretudo pelas suas colaborações nas séries televisivas de Alfred Hitchcock, Brown faleceu a 11 de março de 1972.
Como referenciar: Fredric Brown in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-07 18:44:28]. Disponível na Internet: