Freida Pinto

Atriz e modelo indiana, Freida Kaur Pinto nasceu em 18 de outubro de 1984, em Mumbai, filha de uma reitora de uma escola secundária e de um gerente bancário. Freida estudou na Carmel of St. Joseph School e completou o seu curso superior de Literatura Inglesa em St. Xavier’s College, em Mumbai. Além disso, sabe também dançar diferentes tipos de danças clássicas indianas e salsa.
Entre 2006 e 2008, foi apresentadora de um programa sobre viagens intitulado Full Circle. Participou em diversos anúncios publicitários, não só em revistas, como também em televisão.
Freida estudou representação no The Barry John’s Acting Studio e decidiu concorrer às audições para o filme Slumdog Millionaire (Quem quer Ser Bilionário?) , tendo sido escolhida para integrar o elenco do filme. Esta foi a sua estreia cinematográfica. O filme conta a história de um rapaz pobre dos bairros de Mumbai que decide concorrer ao concurso mais famoso da televisão, Quem quer Ser Milionário? . O rapaz está a uma pergunta de ganhar o grande prémio, mas a polícia acaba por levá-lo preso. Sobre ele recaem suspeitas de fraude, pois ninguém compreende como um rapaz tão pobre e oriundo de um bairro possa saber tanto. Jamal vai ter de contar a sua história e mostrar como sabia as respostas às perguntas feitas. No filme, Freida interpreta o papel de Latika, a rapariga por quem o protagonista, Jamal Malika (interpretado por Dev Patel), está apaixonado.
A sua interpretação valeu-lhe a nomeação para um prémio BAFTA, na categoria de Melhor Atriz Secundária. Recebeu, juntamente com os seus colegas atores, um Screen Actors Guild Award for Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture, um galardão coletivo destinado a premiar o desempenho de um elenco de excelência.
Freida Pinto vai participar no próximo projeto de Woody Allen, cujas filmagens têm início em julho de 2009.
Como referenciar: Freida Pinto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:31:18]. Disponível na Internet: