Fumariáceas

Família de plantas dicotiledóneas, que se encontram distribuídas por cerca de 15 géneros e cerca de 450 espécies. As plantas desta família são herbáceas laticíferas.
As Fumariáceas (Fumariaceae) encontram-se nas regiões temperadas a subtropicais. Distribuem-se fundamentalmente pelas zonas temperadas da Europa, América do Norte e Ásia. Na África do Sul existem quatro géneros indígenas.
As plantas desta família apresentam folhas alternas, dispostas em roseta ou caulinares, simples ou compostas e sem estípulas.
As flores, solitárias ou dispostas em racimos, são, geralmente, zigomorfas. O cálice é constituído por duas sépalas caducas e a corola apresenta quatro pétalas, das quais as duas interiores são mais ou menos coerentes no ápice. Os estames são, geralmente, em número de quatro ou seis. O gineceu tem dois carpelos, ovário súpero e unilocular, com um ou vários óvulos em cada lóculo.
O fruto, indeiscente ou deiscente, é, normalmente, uma cápsula, uma síliqua.
Em Portugal, encontra-se várias Fumariáceas, entre as quais, o género Fumaria, onde se distinguem a Fumaria agraria, conhecida por fumária-maior, Fumaria officinalis, conhecida por fumária, a Fumaria parviflora, conhecida por fumária-menor, entre outras.
Como referenciar: Porto Editora – Fumariáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 03:06:26]. Disponível em