Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição privada de utilidade pública, criada em 1989, e está situada na cidade do Porto, numa propriedade adquirida pelo Estado em 1986.

É uma instituição preocupada com a sensibilização artística do público, promovendo conferências e exposições sobre artes plásticas modernas e contemporâneas. É também uma instituição preocupada com questões de educação ambiental.
Situada num espaço amplo, cerca de 18 hectares, dela fazem parte, para além da casa (de arquitetura dos anos trinta) onde está instalada a Fundação, um amplo jardim com escadarias, lagos e flora variada, uma casa de chá, terrenos agrícolas e o edifício do Museu de Arte Contemporânea.

A propriedade da Fundação de Serralves foi classificada "Imóvel de Interesse Público" em 1996. A 29 de novembro de 2007, recebeu o Prémio dos Pares, atribuído pelos International Museum Communication Awards (IMCA, Prémios Internacionais de Comunicação dos Museus).

A fundação deve a atribuição do prémio à campanha que desenvolveu de divulgação da exposição da artista alemã Katharina Grosse. A exposição esteve patente no Museu de Serralves em meados do mesmo ano.
Como referenciar: Fundação de Serralves in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 21:29:59]. Disponível na Internet: