Fundação do P.C. Chinês

O Partido Comunista Chinês foi fundado no dia 1 de julho de 1921 em Xangai.
O partido é o grande responsável pela criação, em 1949, da República Popular da China, e ainda nos nossos dias se encontra no governo daquele país asiático. Esta organização política surgiu num período extremamente complicado da História deste país. Desde 1911-12, altura em que se registou um processo revolucionário que terminou a governação manchu, até 1950, quando os comunistas liderados por Mao Tsé-Tung ascendem ao poder, a China viveu quase permanentemente em estado de guerra.
No primeiro Congresso, que assinalou a fundação do Partido, reunido em Xangai, estavam presentes apenas 57 membros, passados 33 anos essa militância ascendeu a cerca de 50 milhões.
O Partido Comunista fundou-se sobretudo em ideologias políticas, derivadas da vontade popular que se consubstancia em leis de estado que depois de serem aprovadas pelo Congresso Nacional Popular passam a ser objeto de uma obediência, a que nem o próprio partido e ou os seus membros mais destacados se podem furtar, como acontece com a Constituição.
Toda a ação do Partido está de acordo com os seus preceitos.
Como referenciar: Porto Editora – Fundação do P.C. Chinês na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-02 00:48:52]. Disponível em