futebol

Modalidade desportiva que teve a sua origem em Inglaterra, onde era jogado por rapazes estudantes, embora se possam identificar jogos mais antigos, noutros países, com características comuns. A uniformização das suas regras passou numa primeira fase pela Universidade de Cambridge, em 1843, e vinte anos depois pela fundação da Associação Inglesa de Futebol, que estabeleceria as regras que hoje conhecemos.
Os campeonatos tiveram início em 1871, altura em que surgiram várias ligas de futebol. O jogo propagou-se a outros países, que também passaram a organizar campeonatos. Em 1904 surgiu a Federação Internacional de Futebol (FIFA), que viria a uniformizar as regras do jogo a nível internacional. Quatro anos depois, esta modalidade desportiva seria incluída nos Jogos Olímpicos. A partir de 1930, a FIFA tornou-se a entidade responsável pela realização dos Campeonatos do Mundo de futebol, que se realizam de quatro em quatro anos, intercalando com os Jogos Olímpicos. O campeonato feminino da FIFA foi organizado pela primeira vez em 1991. O jogo disputa-se num campo retangular, geralmente relvado. É disputado por duas equipas, que jogam com uma bola sem poderem usar as mãos, à exceção do guarda-redes numa área restrita do campo. Cada equipa tem 11 jogadores efetivos e 7 suplentes. O objetivo de cada equipa é colocar a bola dentro da baliza do adversário e impedi-lo de o fazer na sua. O jogo tem a duração de 90 minutos e decorre sob a vigilância de uma equipa de arbitragem constituída por quatro elementos.
Além desta modalidade mais conhecida, existem duas outras versões de futebol, com algumas regras, dimensão do campo de jogo e da bola diferentes, uma com sete e outra com cinco jogadores para cada equipa.
Nos nossos dias, o futebol é um desporto fortemente mediatizado e massificado. Aos campos de futebol acorrem milhares de adeptos, que apoiam as respetivas equipas. Em termos económicos, cada jogador ou treinador pode valer milhões. Aos interesses desportivos estão diretamente ligados, por vezes, os interesses de grandes multinacionais. O futebol ultrapassou rapidamente o âmbito do terreno de jogo para ser dirigido por conhecidos empresários ou políticos. As equipas mais importantes são geridas à imagem e semelhança das grandes empresas. Por outro lado, como desporto de multidões que é, o futebol marca presença no imaginário coletivo contemporâneo, sendo um elemento cultural e social a que os estudiosos têm dedicado merecida atenção.
Como referenciar: futebol in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:14:24]. Disponível na Internet: