Gaborone


Aspetos Geográficos
Capital do Botswana, Gaborone situa-se no Sudoeste do país, no vale plano entre as montanhas Kgale e Oodi, sendo banhada pelo rio Notwane. Fica a apenas 15 km da fronteira com a África do Sul. Possui cerca de 208 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Capital do Botswana desde 1965, a cidade tem crescido bastante desde então. Substituiu Mafeking como capital do protetorado de Bechuanaland, uma vez que esta cidade ficava fora dos limites do protetorado quando este se tornou independente. Assim, quando se constatou a iminência da independência, foi necessário arranjar uma nova capital dentro deste território. Foi então decidido criar essa capital adjacente a Gaberones (nome pelo qual foi conhecida até 1969), nome originário do chefe tribal local Kgosi Gaborone, dos Batlokwa. Pretendia-se que tivesse uma localização estratégica, perto de Pretória e dos caminhos de ferro. O centro da cidade foi construído em três anos, incluindo os edifícios governamentais, o parlamento, um hospital, escolas, etc. As principais infraestruturas estavam construídas no Dia da Independência, a 30 de setembro de 1966. A velha Gaberones tornou-se depois um subúrbio da nova cidade, sendo atualmente conhecida como "a aldeia". Planeada inicialmente como uma cidade pequena, o seu rápido crescimento exigiu a construção de uma cidade maior. Tornou-se uma das cidades africanas de crescimento mais rápido.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O centro da cidade tem um aspeto moderno, uma vez que a maioria dos edifícios são novos. Algumas das suas principais atrações são a Universidade do Botswana, o Museu-Galeria de Arte Nacional, a Assembleia Nacional e o Parque St. Claire Lion, cuja maior atração são os leões. A 30 de agosto de 2000, iniciou-se o primeiro serviço televisivo do país (BTV). Possui diversos hotéis de boa qualidade, ótimos restaurantes e um casino, o que dá boas condições para a visita de turistas.


Economia
É o centro comercial e administrativo do país. A Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional é sediada na cidade desde a sua fundação em 1980, tendo por objetivo aumentar a cooperação económica entre os países membros e reduzir a dependência em relação à África do Sul. A cidade teve um grande crescimento industrial devido às minas de manganés e de amianto existentes nas suas proximidades. Possui o aeroporto internacional Sir Seretse Khama.
Como referenciar: Gaborone in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-09 20:26:14]. Disponível na Internet: