Gago Coutinho

Oficial da Armada, geógrafo, historiador, matemático e pioneiro da aviação, Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu a 17 de fevereiro de 1869 e morreu em 1959.

Ao serviço da Armada, percorreu os quatro cantos do mundo, atingindo o posto de almirante. Ao mesmo tempo, desenvolveu uma vasta obra de investigação científica, publicando uma significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama e a sua Versão nos Lusiadas.
Como geógrafo e navegador que era, alargou os seus estudos a um domínio ainda pouco explorado no nosso país, a navegação aérea. Ao sextante primitivo, adicionou um horizonte artificial tornando-o mais eficaz na orientação e definição de coordenadas. Esta evolução passou a permitir um maior rigor na orientação em viagens aéreas.

Com Sacadura Cabral, realizou, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro. O feito valeu-lhes notoriedade internacional.

Como reconhecimento de toda a sua obra, Gago Coutinho foi nomeado diretor honorário da Academia Naval portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939.
Como referenciar: Gago Coutinho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 05:47:06]. Disponível na Internet: