Galba

De seu nome completo Sérvio Sulpício Galba, nasceu no ano 3 d. C. Foi imperador romano entre junho de 68 e janeiro de 69, sendo um dos quatro imperadores, conjuntamente com Otão, Vitélio e Vespasiano, que durante um ano sucederam a Nero no trono romano.
Durante a vigência governativa dos imperadores Tibério, Calígula, Cláudio e Nero, distinguiu-se como governador da Gália no ano de 39, da África em 45 e 46 e da parte Terraconense de Espanha em 61 e 68.
A carreira brilhante que desenvolvera dera-lhe uma projeção assinalável, mas a idade avançada de 73 anos e a doença da gota, que o atormentava, forneceram razões para Otão, ex-marido de Pompeia e seu principal lugar-tenente, acabar por ver facilitada a sua introdução no espaço real.
O seu governo ficou caracterizado por uma imagem geral de um severo comandante militar da escola tradicionalista, impopular sobretudo pelo uso da crueldade e baixeza.
A 15 de janeiro do ano de 69, Otão assassina-o e é proclamado imperador pela Guarda Pretoriana.
Como referenciar: Porto Editora – Galba na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-03 02:19:09]. Disponível em