galena

A galena consiste num mineral de cor cinzenta de sulfureto de chumbo (II) (PbS). Apresenta brilho metálico, dureza 2,5, densidade 7,5, cristaliza no sistema cúbico e apresenta clivagem cúbica perfeita. Normalmente contém certas quantidades de prata, se bem que também possa conter zinco, cádmio, antimónio, arsénio, bismuto e cobre. Ocorre em filões associada à blenda, pirite, marcassite, calcopirite, cerussite, anglesite, dolomite, calcite, barite, fluorite e quartzo. Em filões hidrotermais encontra-se associada, frequentemente, a minérios de prata. Em calcários pode constituir depósitos de substituição ou de preenchimento de cavidades. É muito importante em todos os jazigos estratiformes. Constitui o único minério de chumbo e por vezes é um importante minério de prata.
Os principais jazigos encontram-se na Alemanha, Grã-Bretanha, Chile, Austrália (em Brohen Hill), Canadá e Estados Unidos (especialmente no Missouri, Kansas e Oklahoma).
Como referenciar: galena in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:45:13]. Disponível na Internet: