Artigos de apoio

Garcia Pereira
Político, advogado e professor universitário português, António Pestana Garcia Pereira, nascido em 1952, em Lisboa, tornou-se conhecido por ser líder do PCTP/MRPP (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado).
Garcia Pereira fez a licenciatura e o mestrado em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito de Lisboa. Em 2002, na mesma instituição, obteve o doutoramento em Direito do Trabalho.
Enquanto estudante, em 1972 aderiu à FEML (Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas), organização do MRPP para a juventude estudantil. Dois anos mais tarde, foi recrutado para militante do MRPP, que em 1976 mudou a designação para PCTP/MRPP. Em 1982, Garcia Pereira passou a integrar o Comité Central do partido, do qual viria a ser líder.
Foi por diversas vezes candidato do PCTP/MRPP a eleições legislativas e autárquicas, sempre pelo círculo eleitoral de Lisboa. Em 2001, candidatou-se pela primeira vez às eleições presidenciais, em representação do PCTP-MRPP. Cinco anos mais tarde, em 2006, voltou a ser candidato, de novo pelo PCTP-MRPP.
Já desde 1975 que Garcia Pereira era professor universitário, tendo dado aulas, sucessivamente, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), no ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica.
Entretanto, em 1977, começou a exercer advocacia e especializou-se em Direito do Trabalho, sendo um dos advogados mais conceituados de Portugal nessa área. Publicou diversas obras e artigos e participou em convénios, colóquios e conferências sobre questões da Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Direito do Trabalho.
Já presidiu à Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, à direção da Associação Portuguesa dos Direitos dos Cidadãos e integrou o Conselho Municipal de Segurança de Lisboa. Foi assessor e consultor jurídico de diversas associações sindicais e de comissões de trabalhadores.
Como referenciar: Garcia Pereira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:51:21]. Disponível na Internet: