Gaspar Corte Real

Gaspar Corte Real foi um navegador ao serviço do rei D. Manuel I. Embora muitos dados biográficos sejam incertos, julga-se que nasceu por volta de 1450. Era filho do também navegador João Vaz Corte Real, com quem terá começado a percorrer os mares.
Provavelmente em 1500, realizou uma primeira viagem de descoberta de sua própria iniciativa. Não sendo claro qual foi o destino, tudo leva a crer que se tenha dirigido para ocidente. Realizou no ano seguinte uma segunda viagem para ocidente, mas desta também não é conhecido ao certo o destino. Julga-se que terá perecido num naufrágio. Da embarcação em que seguia não houve notícia. O seu irmão Miguel partiu em busca dele, mas não o conseguiu encontrar.
Apesar da escassez de dados documentais, presume-se que numa das suas viagens Gaspar Corte Real encontrou a península da Florida, território que atualmente integra os Estados Unidos da América, atingindo também o Canadá. Segundo alguns investigadores, na sua outra viagem, Corte Real terá começado por explorar o extremo meridional da Gronelândia, dobrando o Cabo Farewell e seguindo a costa até ao que hoje se chama Estreito de Davis.
Como referenciar: Porto Editora – Gaspar Corte Real na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-19 18:26:16]. Disponível em