Gato Fedorento

Programa humorístico português das Produções Fictícias criado por Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Miguel Góis e Tiago Dores.

Em 2003, Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela começaram por ter um blog humorístico, "Gato Fedorento", nome adotado pelo grupo de humoristas e que depois foi usado como título do programa, onde era já visível o humor que os caracteriza. Nesse mesmo ano, foi-lhes proposto pela estação de televisão SIC a elaboração de alguns sketches para o programa "O Perfeito Anormal". O sucesso do trabalho realizado fez com que a SIC lhes propusesse a realização de um programa só deles, a que se juntaram Miguel Góis e Tiago Dores.
O programa é composto por vários sketches cómicos e sátiras a acontecimentos sociais, políticos, entre outros, relacionados com a época em que são realizados. Os autores são também os atores, encarnando, cada um deles, diversas personagens.

As duas primeiras séries do programa, "Fonseca" e "Meireles", foram emitidas pelo canal televisivo SIC - Radical. O programa tornou-se bastante popular, principalmente nas camadas mais jovens do público, levando a que as séries fossem lançadas em vídeo em 2004 e 2005, respetivamente. Em março de 2006 foi iniciada uma nova série, "Lopes da Silva", desta vez na RTP1.

O êxito do "Gato Fedorento" levou a que fosse lançado um livro e se realizassem também alguns espetáculos ao vivo em vários pontos do país como, por exemplo, no Teatro Tivoli, em Lisboa, e no Coliseu do Porto.

Como referenciar: Gato Fedorento in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 11:44:24]. Disponível na Internet: