Gauss

Cientista alemão, Carl Friedrich Gauss nasceu a 30 abril de 1777, em Brunswich, e morreu a 23 de fevereiro de 1855, em Göttingen.
Estudou na Universidade de Gotinga de 1795 a 1798, onde passou a ensinar Matemática a partir de 1807, sendo ao mesmo tempo diretor do Observatório Astronómico pertencente àquela instituição. Manteve ambos os cargos até à sua morte.
Gauss dedicou-se à matemática, à astronomia, à geodesia, à física-matemática e à geometria. O seu nome consta de numerosos resultados obtidos nos domínios da astronomia, da física e da matemática.
Nestas áreas, Gauss demostrou a denominada lei fundamental da álgebra, segundo a qual uma equação do segundo grau tem duas soluções, uma do terceiro tem três e assim sucessivamente. Para tratar medidas astronómicas desenvolveu o método chamado dos mínimos quadrados. Com este sistema conseguiu calcular em pouco tempo, e com grande exatidão, as órbitas dos corpos celestes, a partir de poucas observações. Obteve ainda as chamadas coordenadas de Gauss - utilizam-se especialmente para a determinação de um ponto sobre a superfície da Terra (latitude e longitude); a curva de Gauss - curva da distribuição normal mediante a qual é possível representar-se medidas prováveis da Estatística; o método de eliminação de Gauss - utiliza-se na análise numérica para resolver sistemas de equações lineares; e o plano de Gauss - plano para representação dos números complexos.
Como referenciar: Gauss in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 05:49:13]. Disponível na Internet: