Gdansk

Cidade da Polónia. Situada junto ao golfo de Gdansk no mar Báltico, possui uma população de 462 000 habitantes (2004). Gdansk está inserida no núcleo de Trojmiasto (Três Cidades), área urbana de mais de um milhão de habitantes que também abrange Gdynia e Sopot.
Há 1000 anos, esta cidade já era uma importante fortificação, porto de pesca e centro do comércio do âmbar e de ofícios. Desde então, em épocas diferentes, foi controlada pelos Polacos, pelos Cavaleiros Teutónicos e pelos Alemães. A ocupação do corredor de Danzig (nome alemão de Gdansk) pelos alemães de Hitler originou a Segunda Guerra Mundial, em 1939. A construção naval (estaleiros), a metalurgia, os têxteis, os produtos químicos e a transformação de alimentos são as principais indústrias da cidade. Todos os anos em agosto, realiza-se a Feira Dominicana, onde se vendem lembranças e antiguidades.
As igrejas góticas, o Grande Moinho (século XIV), uma câmara municipal renascentista e os museus de História de Gdansk, Nacional, Arqueológico, Etnográfico e de Arte Moderna são as principais referências históricas e culturais da cidade, assim como a sua planta medieval.
Foi em Gdansk, no Estaleiro Naval de Lenine, que nasceu em 1980 o único sindicato independente da "antiga" Europa de Leste socialista, o Solidariedade.
Como referenciar: Gdansk in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 05:35:55]. Disponível na Internet: