Geconídeos

Família de lagartos, da ordem dos sáurios (ou segundo outros autores, ordem dos escamosos), constituída por cerca de quatrocentas espécies. Os lagartos desta família são geralmente de hábitos noturnos. Possuem olhos grandes, são bons trepadores e capazes de correr sobre suportes aparentemente lisos. A maior parte são de pequeno tamanho e de uma grande vivacidade. As patas terminam por unhas muito finas. A cauda é igualmente achatada. As unhas possuem geralmente na parte inferior (exceto nas espécies do deserto) séries transversais de lamelas, que lhes facilitam fixar-se a superfícies muito lisas. São répteis capazes de emitir sons que não são mais que estalidos da língua.
O facto de algumas espécies emitirem sons análogos à palavra "geco" é base da sua denominação. A espécie Gecko gecko, que vive no Sudoeste Asiático, deve o nome ao forte grito emitido e que chega a ouvir-se a noventa metros de distância.
Alimentam-se de pequenos invertebrados como insetos e aranhas.
Distribuem-se pela América do Sul, Estados Unidos da América, México, Ásia, Nova Guiné, África e Austrália. Pertencem a esta família duas espécies de osgas que se encontram em Portugal, a osga turca, ou Hemidactylus turcicus, a osga Tarentola maustanica e uma espécie característica dos selvagens da Madeira, a Tarentola bischoffi.
Como referenciar: Geconídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:41:40]. Disponível na Internet: