Gémeos

Constelação e terceiro signo do Zodíaco, o seu período de vigência decorre de 21 de maio a 20 de junho. É um signo do elemento Ar, tal como acontece com Balança e com Aquário, o que faz com que os seus nativos tenham, por norma, boas capacidades intelectuais.
Este signo é regido pelo planeta Mercúrio, o mensageiro de deus entre os romanos. Os gregos chamam-lhe Hermes. Na mitologia romana, Mercúrio era associado a viagens e a transportes. Mercúrio é um planeta andrógino, cabendo a Gémeos a metade masculina, correspondente ao dia, enquanto a Virgem está associada a parte feminina, a noite.
O signo Gémeos está também associado ao mito dos irmãos Castor e Pólux. Castor morre numa batalha contra Idas e Linceu e o seu irmão Pólux, abalado, pede ao pai, Júpiter, que o devolva à vida. Este, emocionado, determina que Pólux compartilhe a sua imortalidade com Castor. Os dois passam a alternar diariamente a vida e a morte.
Os Gémeos, por influência de Mercúrio, são pessoas que se exprimem com facilidade, qualidade a que juntam a esperteza, o engenho e a capacidade de aprendizagem. Contudo, em vez de aprenderem profundamente um tema, preferem conhecer superficialmente diversas matérias. Aliás, são acusados de darem mais importância à aprendizagem do que às emoções ou matérias práticas. São ainda de raciocínio rápido, conversadores, versáteis, inconstantes, habilidosos e maldosos. Capazes de fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo, a ânsia de adquirir cada vez mais conhecimentos leva-os a que rapidamente se cansem do projeto em que estão envolvidos. Por isso, têm dificuldade em se concentrar e, consequentemente, em tomar decisões. Mesmo não tendo grande capacidade de liderança, a sua capacidade de raciocínio e a mentalidade aberta fazem com que sejam importantes nos projetos em que estão envolvidos. Nomeadamente, são mais objetivos que a média das pessoas a analisar situações, conseguindo evitar as emoções neste processo.
Como referenciar: Gémeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-26 16:12:30]. Disponível na Internet: