Gencianáceas

Família de plantas dicotiledóneas que se distribui por cerca de 80 géneros e cerca de 900 espécies. São ervas, geralmente rizomatosas, raramente arbustos.
As folhas são simples ou trifoliadas, opostas, verticiladas ou alternas, sem estípulas, em geral inteiras.
As flores, solitárias ou dispostas em cimeiras, são hermafroditas, geralmente regulares. O cálice, normalmente com quatro ou cinco sépalas, é persistente. A corola, geralmente com quatro ou cinco pétalas, é simpétala e tem, normalmente, forma afunilada, campanulada ou rodada. O número de estames varia entre os quatro e os doze, insertos sobre a corola. O gineceu é bicarpelar, com ovário súpero e, frequentemente, unilocular.
O fruto é geralmente uma cápsula, com numerosas sementes, ou, mais raramente, uma baga.
São espécies desta família a Gentiana lutea, conhecida como genciana, que vive na serra da Estrela e a Centaurium minus, conhecida como fel-da-terra que se encontra por todo o país. As gencianáceas são plantas cosmopolitas, encontrando-se, por isso, distribuídas por quase todo o globo.
Como referenciar: Porto Editora – Gencianáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-28 03:37:14]. Disponível em