General Pedro Cardoso

Militar português, Pedro Alexandre Gomes Cardoso, nascido a 7 de setembro de 1922 e falecido a 5 de agosto de 2002, foi o responsável pelos serviços secretos portugueses e pela lei dos serviços de informações em vigor.
Em 1945 tornou-se oficial da marinha e, mais tarde, fez parte da Comissão de Segurança da NATO. Na década de 60, foi para África e em Angola tomou contacto com os serviços de informação como diretor de informação e turismo. Interessou-se pela área da informação que passou a fazer parte da sua vida profissional. Em 1985 foi ele o autor da proposta de lei que esteve na origem da criação do Serviço de Informação da República Portuguesa (SIRP) - dividido em Serviço de Informações e Segurança (SIS) e em Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares (SIEDM). Entretanto, exerceu vários cargos como o de comandante da Academia Militar, chefe do Estado-maior do Exército e secretário-geral do Concelho Superior de Informações.
Morreu em 2002, vítima de doença prolongada.

Como referenciar: General Pedro Cardoso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:08:54]. Disponível na Internet: