génese do petróleo

A formação do petróleo é uma operação complexa e ainda não completamente conhecida. A teoria orgânica hoje aceite considera que os petróleos resultaram da decomposição em ambiente anaeróbico, e sob a ação de microrganismos, de componentes gordos do sapropel, vasa acumulada no fundo de certas lagunas.
São argumentos a favor desta teoria o facto de os petróleos apresentarem sempre vestígios de esteroides, substâncias estreitamente aparentadas com a clorofila, e outras, como o colesterol, a hemoglobina, as hormonas, etc., muito importantes para os seres vivos. Quase todos os depósitos submarinos contêm alguns vestígios de hidrocarbonetos e outras matérias orgânicas.
Os hidrocarbonetos naturais, petróleo e gás, encontram-se sobretudo nas rochas sedimentares de origem marinha, e a água que os acompanha é salgada. Pensa-se assim que teriam sido originados a partir de algas e pequenos animais marinhos planctónicos.
Como referenciar: génese do petróleo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 06:50:47]. Disponível na Internet: