gens

Palavra latina que designa um conjunto de pessoas que usam um mesmo nome (nomen gentilicium) e que descendem de um antepassado comum, sendo os varões os principais descendentes.
Desde os tempos de Roma (na Grécia também existia uma palavra equivalente, geno) que gens se utilizava para distinguir os patrícios dos plebeus, uma vez que só os primeiros tinham o direito a gens, isto é, a pertencer a uma de várias famílias cujo tronco era comum e que se submetiam a uma autoridade única, o pater gentis, ou seja, o descendente principal da gens. Gens representava aquilo a que hoje em dia se designa por clã.
Toda a descendência de uma gens, inclusive os filhos adotivos, para além do praenomen (nome próprio), recebiam o nomen gentilicium (nome da gens) e o apelido (cognomen). Por exemplo: os imperadores Lúcio Sétimo Severo e Públio Sétimo Geta; Tito Flávio Domiciano foi o último imperador da gens dos Flávios.
Hoje em dia, utiliza-se a palavra gens quando, em genealogia, se estuda a linhagem de famílias nobres.
Como referenciar: gens in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 16:50:28]. Disponível na Internet: