geografia aplicada

Na geografia aplicada verifica-se uma aplicação dos pontos de vista e métodos geográficos aos problemas contemporâneos no ambiente físico e socioeconómico, da mesma maneira que, por exemplo, nas matemáticas aplicadas a aplicação consiste em utilizar os métodos básicos e a teoria para resolver problemas práticos.
São muito diversas as ideias acerca do que constitui uma boa geografia aplicada. Nos países em vias de desenvolvimento, a principal preocupação centra-se na melhoria do nível de existência, que muitas vezes é baixo. Nestes países, a urbanização aumenta sem controlo, com o consequente aumento das aglomerações, da fome e das doenças. É necessária a existência de dados básicos e de mapas de população, de doenças, de recursos alimentares existentes e de terras potencialmente cultiváveis e irrigáveis. Nos países desenvolvidos, os seguidores da geografia aplicada interessam-se com frequência pelas políticas destinadas a manter a qualidade de vida, enquanto nas zonas industriais em decadência se erradica a poluição e se preservam algumas paisagens atraentes.
Como referenciar: geografia aplicada in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 11:01:50]. Disponível na Internet: