geografia da população

A geografia da população é um ramo da geografia (humana) que analisa, descreve e interpreta a composição, a distribuição, as migrações e o crescimento da população, em relação com o espaço.
A distribuição dos homens sobre a Terra traz ao mesmo tempo a marca dos caracteres originais das civilizações e dos condicionamentos ecológicos. A geografia da população propõe-se esclarecer tudo o que, nas estruturas dos grupos humanos, reflete a influência daqueles dois fatores. Constitui assim o primeiro aspeto da orientação que explica a diversidade concreta das configurações espaciais e dos traços da paisagem a partir das regularidades postas em evidência pelas análises do meio natural e do meio social. A geografia da população permite, com efeito, por em evidência o modo como os fatores técnicos e os fatores ecológicos interferem: refere a existência de escalões caracterizados por certos regimes demográficos e por uma certa capacidade de dominar o ambiente. Prepara assim a compreensão dos sistemas regionais de organização do espaço.
Como referenciar: geografia da população in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-11 04:57:45]. Disponível na Internet: