geografia dos transportes

A geografia dos transportes tem como principal objetivo descrever e explicar a localização e o desenvolvimento das vias e redes de transporte e o seu impacto na localização da atividade económica. Alguns geógrafos não têm dado muita importância às redes de transporte e, mesmo quando o fazem, consideram mais importante a localização dos términos (por exemplo, portos) do que à localização das próprias vias.
Na geografia dos transportes, é fundamental realçar a importância dos fatores económicos na localização das vias, sendo os fatores físicos expressos em termos de custos de construção. Estes fatores económicos envolvem a maximização do tráfego e a minimização dos custos de construção e de utilização. Os fatores económicos conjugados com fatores políticos dominam também a discussão sobre o desenvolvimento e a localização de conjuntos de vias, ou seja, das redes. A descrição destas redes, através de um ramo da matemática designado topologia, é um exemplo da aplicação da ciência pura à geografia.
Como referenciar: geografia dos transportes in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 19:57:28]. Disponível na Internet: