geografia física

O principal objetivo da geografia física é indicar e explicar as características espaciais dos fenómenos físicos que estuda, como as suas distribuições, as variações locais da estrutura, a dimensão, a forma e outros aspetos do relevo e também as associações regionais de diversos fenómenos físicos. Exemplificando, a geografia física de um continente engloba não só as características do relevo e as formas do terreno (planícies, mesetas e montanhas) ou dos solos, vegetação e climas, mas também as dos ambientes naturais que são produzidos pelas associações dessas formas do terreno, solos, vegetações e climas.
As características referidas anteriormente, ao contrário das que são abordadas na geografia humana, não são o reflexo das atividades humanas, mas, sim, das modificações de energia, em que o ser humano não desempenha um papel importante. Todos os elementos da geografia física são o reflexo de processos biológicos e físicos que estão dependentes da energia natural, tanto dentro como fora da Terra. Alguns cientistas, e inclusive alguns geógrafos, puseram em causa a coesão interna da geografia física e também a sua categoria como disciplina científica devido ao facto de os processos naturais responsáveis pelas diferenças na superfície da Terra serem bastante desiguais, pois vão desde a erosão das rochas às cadeias de alimentação, e desde os movimentos sísmicos aos sistemas de ventos, e também devido ao facto de o seu estudo se poder incluir em diversas disciplinas, tais como a biologia, a meteorologia ou a geologia.
Na verdade, a ideia de que a geografia física é um conjunto de tópicos retirados de outras disciplinas foi alicerçada pelos livros de estudo sobre geografia física, que apresentam unidades temáticas separadas e não relacionadas entre si sobre vegetação, solos, climatologia e geomorfologia.
No entanto, nos últimos tempos tem sido feito um esforço significativo para tentar unificar e clarificar esse aspeto, em particular no domínio da teoria e análise de sistemas. Para o geógrafo físico a sua disciplina tenta explicar como estão organizados os subsistemas do ambiente físico na superfície da Terra.
Como referenciar: geografia física in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 11:03:05]. Disponível na Internet: