geografia humana

A geografia humana tem como objeto diversas questões acerca da realidade: o estudo da superfície terrestre, o comportamento do homem à superfície da Terra, a organização espacial e a localização dos homens e das atividades.
A geografia humana distingue-se das outras ciências porque é a única ciência que tem como preocupação principal o espaço e a localização. Os seres humanos vivem a sua vida no espaço, distribuem as suas atividades e deslocam-se nesse mesmo espaço.
Os diferentes ramos da geografia humana contêm analogias importantes com outras ciências sociais, em especial com a demografia, com a sociologia, com a economia, com as ciências políticas e mais recentemente, com a psicologia. Estas semelhanças têm um papel primordial na atualidade, pois descobrem-se muitas vezes importantes progressos nestes domínios, ao relacionar entre si algumas ciências sociais. Exemplificando com a economia, a teoria da localização ajudou os geógrafos a desenvolver interpretações mais claras e objetivas das colonizações em núcleos e das atividades industrial e agrícola. Verifica-se também, cada vez mais, um maior interesse pela maneira como o homem conhece o seu meio ambiente, e por como esse meio ambiente pode ser diferente do meio ambiente que é apresentado nos mapas. Exemplificando, a ideia que o homem tem sobre as distâncias está bastante dependente dos seus próprios conhecimentos, dos seus hábitos de movimento e da sua perceção. Sendo assim, os diversos estudos de perceção aproximam e relacionam o geógrafo com o psicólogo.
O geógrafo ao fazer o reconhecimento dos fenómenos repetitivos, desenvolve técnicas de medida cada vez mais modernas, em especial a nível estatístico, com o objetivo de identificar com maior precisão as relações espaciais mais importantes. Apareceu uma vasta gama de técnicas cartográficas para mostrar as diversas distribuições espaciais estudadas.
Por fim é importante referir que qualquer que seja a perspetiva geográfica, clássica, neopositivista, radical ou comportamental, dois elementos fundamentais fazem parte de todas as análises e que são o espaço e o tempo. O espaço é o palco das práticas humanas da geografia atual, como também o foi da geografia no passado. O conceito de espaço é o ponto central da geografia, ou seja, é o seu fundamento.
Como referenciar: geografia humana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 09:49:47]. Disponível na Internet: