geografia regional

A geografia regional é aquela que divide o mundo em regiões que se diferenciam por acidentes físicos e não por fronteiras políticas.
A região pode definir-se como uma área homogénea. Esta homogeneidade pode resultar de diversos factos. Assim, podem existir regiões naturais (geológicas, botânicas, climáticas, etc.) que são o resultado das ação de vários agentes físicos e regiões humanizadas (agrícolas, industriais, culturais, demográficas, históricas, etc.) que resultam da atividade do homem. Não é fácil fazer a relação entre uma região natural e uma região humanizada homogénea. Os limites regionais são muito variados e muito dinâmicos, o que faz com que os geógrafos em muitas situações utilizem unidades administrativas para tentarem efetuar a sua síntese regional. O precursor da geografia regional foi Vidal de la Blache (1845-1918), pertencente à escola geográfica francesa.
Como referenciar: geografia regional in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-19 00:39:05]. Disponível na Internet: