geografia urbana

A geografia urbana faz o estudo analítico das cidades e constitui uma das conceções mais típicas da geografia humana. É a disciplina que analisa o organismo urbano como um produto da ação e vontade dos homens, atuando em face das possibilidades geográficas do meio. A geografia urbana tem como objeto o estudo de uma cidade do ponto de vista geográfico, procurando destacar a ação dos fatores naturais e dos fatores culturais que determinam a sua fundação, a sua evolução e a sua expressão singular.
O estudo de uma cidade do ponto de vista geográfico corresponde a um modo particular de encarar o espaço urbano, os seus habitantes e a dinâmica da sua organização, isto é, a cidade como elemento fundamental do espaço. A cidade é considerada como um conjunto morfológico, fisionómico, social e cultural diferenciado, funcionalmente integrado numa rede hierarquizada de complementaridade que permite organizar a sua região envolvente.
Como referenciar: geografia urbana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 00:58:57]. Disponível na Internet: