geologia

Ciência que se dedica ao estudo da Terra, em todas as suas dimensões - origem, forma, estrutura e evolução, bem como das causas e processos que conduziram ao seu estado atual.
O objetivo principal da geologia é a reconstituição da história da Terra, determinando as várias transformações que foi sofrendo ao longo do tempo.
Muitas das questões que afetam o futuro da civilização procuram respostas nos mais recentes desenvolvimentos da geologia, uma vez que esta pode fornecer uma série de conhecimentos imprescindíveis para a compreensão e proteção do ambiente, quer ao nível do controlo da poluição quer da preservação do património arquitetónico e cultural, assim como do armazenamento de resíduos perigosos.
A geologia conta com a informação proveniente de vários campos como a mineralogia, a petrologia, a paleontologia, a estratigrafia, a vulcanologia, a astrogeologia, entre outros.
Como referenciar: Porto Editora – geologia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 11:27:20]. Disponível em