George Lakoff

Linguista americano e professor de Linguística na Universidade da California, Berkeley (Estados Unidos da América), desde 1972. Completou o doutoramento em Linguística, em 1966, pela Universidade de Indiana. Lecionou na prestigiada Universidade de Harvard e na Universidade de Michigan.
O seu nome é uma referência no panorama da Linguística Cognitiva internacional, desenvolvendo presentemente investigação sobre os sistemas de metáforas existentes para conceitos como o tempo, os eventos, a causa, as emoções, a moralidade e a política. Trabalhou ainda sobre a interseção da Linguística Cognitiva com as ciências sociais, com a Filosofia, com a estrutura metafórica da Matemática e com o Processamento da Linguagem Natural.
De entre os seus principais títulos, salientam-se: Metaphors We Live By (com Mark Johnson) University of Chicago Press. 1980; Women, Fire, and Dangerous Things. University of Chicago Press. 1987; More Than Cool Reason. (com Mark Turner) University of Chicago Press. 1989; Moral Politics. University of Chicago Press. 1996; Philosophy In The Flesh. Basic Books, 1999; Where Mathematics Comes From: How the Embodied Mind Brings Mathematics into Being. (com Rafael Núñez). Basic Books. 2000.
George Lakoff pertence a comités editoriais de publicações de prestígio, tais como o Journal of Pragmatics, a revista Cognitive Linguistics, e a publicação Cognitive Linguistics Book, da Universidade de Chicago. É muitas vezes entrevistado pelos media devido ao trabalho que desenvolve sobre a linguagem usada pelos políticos, encontrando-se disponíveis na web muitas das entrevistas dadas.
Como referenciar: George Lakoff in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 03:21:29]. Disponível na Internet: