George V. Higgins

Romancista norte-americano, George Vincent Higgins nasceu a 13 de novembro de 1939, em Brockton, no estado do Massachusetts. Filho de professores de etnia irlandesa, cresceu num ambiente católico e rodeado de livros. Começando muito cedo a ler autores como Sir Arthur Conan Doyle e Ernest Hemingway, escreveu o seu primeiro romance com apenas quinze anos de idade. Acabou por destruir o manuscrito de Operation Cincinnatus na década de 70.
Concluindo os seus estudos secundários em 1957, ingressou no Boston College, donde transitou para a Universidade de Stanford, na Califórnia, recebendo o seu diploma em 1965. Desde 1962 que vinha desempenhando as funções de repórter e jornalista para várias publicações e agências noticiosas significativas. O trabalho de campo que efetuou como repórter forneceu-lhe experiências de vida intrigantes, sobretudo pelo contacto com marginais e criminosos, pelo que decidiu matricular-se na Faculdade de Direito do Boston College em 1965, licenciando-se dois anos mais tarde.
Nesse ano de 1967 deu início a uma carreira no ministério público, que abandonou em 1974 para montar o seu próprio escritório de advocacia. Em 1972 publicou o seu primeiro livro, um romance policial com o título The Friends Of Eddie Coyce, em que Higgins contava a história de um vigarista que vende armas a ladrões de bancos, mas que informa simultaneamente a polícia, o que o leva à perdição. Logo se seguiram The Digger's Game (1973) e Cogan's Trade (1974), também estes romances policiais em que prolifera o diálogo como veículo do desenrolar da estrutura narrativa. Mostrando uma certa empatia pelos fracos e oprimidos, Higgins publicou também The Judgment Of Deke Hunter (1976) e Kennedy For The Defence (1980), obras em que procura mostrar que as pequenas fraquezas humanas são toleráveis, se comparadas com a força do crime.
Em 1986 publicou Impostors, obra que se baseava na sua experiência como advogado de um dos conspiradores do caso Watergate, escândalo que havia já tratado no estudo The Friends Of Richard Nixon (1975).
Faleceu a 6 de novembro de 1999.
Como referenciar: George V. Higgins in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-21 00:53:22]. Disponível na Internet: