Germânia

Denominação dada pelos Romanos à região da Europa Central no século I a. C. Estendia-se do Vístula ao Reno e do Danúbio aos mares do Norte e Báltico e era habitada pelos germanos.
Durante a ocupação romana o território foi dividido em duas províncias: a Germânia Superior, com a capital em Mogúncia, e a Germânia Inferior, com a capital em Colónia. Parte desta região foi mais tarde ocupada pelos francos, durante os reinados da dinastia merovíngia, passando nos finais do século V para a hegemonia da dinastia carolíngia.
O reino da Germânia vai nascer precisamente da desagregação do Império formado por Carlos Magno, o Sacro Império Romano, segundo o Tratado de Verdun de 843. Este reino é composto pelos territórios da Baviera, da Francónia, da Alamânia, da Saxónia e da Turíngia, e constitui a herança de Luís, o Germânico, filho de Carlos Magno.
O termo Germânia ou Reino da Germânia deixa de ser utilizado com Otão I, na génese do nascimento do Império Otomano.
Como referenciar: Germânia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 07:27:02]. Disponível na Internet: