gesso

Mineral branco ou cinzento, transparente, de brilho vítreo, constituído por sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4.2H2O), de dureza baixa, podendo ser riscado pela unha (nível 2 na escala de Mohs).
Na natureza, encontra-se geralmente em massas foliáceas, nas regiões vulcânicas, assim como constituinte da ganga de filões metalíferos associados à anidrite, à calcite, à pirite e ao quartzo.
O gesso cozido é obtido pela cozedura, entre os 130o C e os 160o C, da pedra mineral denominada pedra de gesso (CaSO4.2H2O). Se a pedra de gesso for aquecida entre os 170o C e os 250o C, obtém-se sulfato de cálcio sem água, denominado anidrite solúvel. Se for aquecido até aos 600o C, obtém-se a anidrite insolúvel. Se se aquecer até aos 1100 o C, obtém-se gesso hidráulico. O gesso é um bom material contra o fogo e um bom isolante térmico. Provoca a corrosão do ferro e do aço, logo, quando aplicado em conjunto com qualquer um deles é necessário colocar argamassa para dividir os dois materiais.
O gesso comercial é uma mistura de gesso obtido a 130-160o C e 170-250o C. Este tipo de gesso é empregue na indústria da construção civil, não podendo ser utilizado em exteriores, já que se degrada com a água. É aplicado também no fabrico de utensílios de terapêutica cirúrgica e para a impressão de telas e papel de parede.
O gesso também é adicionado em percentagens da ordem dos 3 a 5% na moagem do clínquer Portland, para o fabrico do cimento Portland.
Como referenciar: gesso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-19 02:43:03]. Disponível na Internet: