Gianfranco Ferré

Estilista italiano, Gianfranco Ferré nasceu a 15 de agosto de 1944, em Legnano, uma povoação nas imediações de Milão, e faleceu a 17 de junho de 2007, em Milão. Ferré foi estudar para o Instituto Politécnico de Milão, onde se licenciou em Arquitetura aos 25 anos. Mal terminou o curso, começou a desenhar joias e acessórios de moda para marcas de nomeada, obtendo desde logo um grande sucesso.
Posteriormente, deu um rumo diferente à sua vida e, entre 1973 e 1977, esteve por longos períodos na Índia, onde viveu e trabalhou, de lá trazendo muitas ideias que mais tarde aproveitou nas suas criações.
Em 1974 apresentou a primeira coleção de pronto-a-vestir feminino e, em julho do ano seguinte, conquistou o primeiro de muitos prémios da sua carreira. Neste caso, foi o Tiberio d'Oro do Moda Mare Capri. Em 1978, já definitivamente instalado em Itália, fundou a Companhia Gianfranco Ferré, tendo começado com coleções de pronto-a-vestir feminino e de acessórios. Quatro anos depois, deu início à produção de vestuário e acessórios para homem.
Em 1984 tentou a sua sorte no mundo dos perfumes, lançando a essência para mulher Gianfranco Ferré. Apenas 16 anos depois, a marca optou por apostar numa água-de-colónia masculina, chamada "Ferré Pontaccio 21".
Entretanto, aos 42 anos, Ferré foi ordenado Comendador da Ordem de Mérito da República Italiana.
Em 1989, o estilista italiano assumiu a direção artística da casa francesa Christian Dior, passando a ser o responsável pela criação de alta-costura feminina, pronto-a-vestir e peles. Ferré manteve-se nestas funções durante cerca de sete anos, ou seja até 1996.
Foi nesse mesmo ano que a casa Gianfranco Ferré aderiu finalmente aos jeans, lançando uma coleção deste tipo de roupa mais jovem.
Atualmente, a marca Gianfranco Ferré tem centenas de lojas espalhadas por todo o mundo e cerca de 75 por cento da produção da casa é para o mercado de exportação. Para alcançar o sucesso, o estilista usou quatro premissas nas suas criações: qualidade, conforto, exclusividade e naturalidade.
Como referenciar: Gianfranco Ferré in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 04:14:40]. Disponível na Internet: