Globos de Ouro

Conceituados prémios anuais de cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood.
Em 1943, oito jornalistas estrangeiros respeitados fundaram a inicialmente chamada Hollywood Foreign Correspondents Association, mais tarde Hollywood Foreign Press Association (HFPA). Aos poucos, a associação cresceu em tamanho e prestígio e, em 1944, instituiu o prémio Globos de Ouro. Trata-se de um prémio anual atribuído no final do mês de janeiro em Los Angeles, na Califórnia, que premeia filmes e programas de televisão. A votação é feita pelos membros da associação que consistem em 96 jornalistas de todo o mundo, ligados aos media do exterior dos Estados Unidos, representando revistas e jornais de 55 países. A HFPA organizou a primeira cerimónia de entrega dos prémios num jantar nos estúdios da 20th Century Fox. Nessa altura, eram atribuídos apenas cinco prémios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Secundário e Melhor Atriz Secundária. A atual estatueta surgiu em 1946 por iniciativa da presidente da associação Marina Cisternas. A lista das categorias a premiar foi crescendo e mudando ao longo dos anos. Os programas de televisão só entraram em competição em 1956.
Nos dias de hoje, os prémios para cinema são: Melhor Filme Dramático, Melhor Comédia ou Musical, Melhor Realizador, Melhor Ator/Atriz Dramático, Melhor Ator/Atriz em Comédia ou Musical, Melhor Ator/Atriz Secundário, Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Filme em Língua Estrangeira e o prémio de carreira Cecil B. De Mille. Este último é um prémio especial que pretende homenagear uma personalidade reconhecida internacionalmente que tenha contribuído com o seu talento para a indústria cinematográfica. Este prémio foi entregue pela primeira vez em 1952 ao próprio Cecil B. De Mille. Outras individualidades que o receberam foram: Walt Disney (1953), Fred Astaire (1961), Judy Garland (1962), Joan Crawford (1970), Frank Sinatra (1971), Alfred Hitchcock (1972) e Sidney Poitier (1982), entre outros.
Na área da televisão, são os seguintes os prémios: Melhor Série Dramática, Melhor Série de Comédia ou Musical, Melhor Ator/Atriz em Série Dramática, Melhor Ator/Atriz em Série de Comédia ou Musical, Melhor Mini-Série ou Telefilme, Melhor Ator/Atriz em Mini-Série ou Telefilme, Melhor Ator/Atriz Secundário em Mini-Série ou Telefilme.
Como referenciar: Globos de Ouro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 17:13:17]. Disponível na Internet: