Gloria Estefan

Cantora cubana, de nome verdadeiro Gloria Fajardo, nasceu a 1 de setembro de 1957, em Havana. Em 1959, após o golpe de estado de Fidel Castro, a família de Gloria, opositora do novo regime, refugiou-se em Miami, Florida, EUA. Ainda muito jovem, coube-lhe a difícil tarefa de cuidar do pai, gravemente doente, e da irmã mais nova, enquanto a sua mãe trabalhava. Buscou refúgio na música, começando a cantar e a tocar guitarra.
Em 1975, perseguindo o sonho de se tornar psicóloga, entrou para a Universidade de Miami. Ao mesmo tempo, e ainda longe de pensar numa carreira de sucesso na música, entrou para os Miami Latin Boys, como cantora de coros, ocasionalmente assumindo o papel de cantora principal. Um ano e meio depois o grupo foi rebatizado de Miami Sound Machine. Em 1978, Gloria casou-se com o líder do grupo, Emilio Estefan, e assumiu protagonismo decisivo na carreira da banda.
Entre 1981 e 1984, o grupo editou quatro álbuns de língua espanhola - Renacer, Outra Vez, Rio, e A Toda Máquina -, cujo sucesso não foi além do mercado hispânico. Em 1984 surgiu o tema de dança, "Dr. Beat", incluído no álbum Eyes of Innocence, o primeiro sucesso do grupo, decisivo para a sua afirmação internacional.
Seguiram-se Primitive Love (1985), que incluiu os êxitos "Conga", "Bad Boy", e "Words Get In The Way", e Let It Loose (1987), do qual fizeram parte as baladas "Can't Stay Away From You", "Anything For You".
O ano de 1989 marcou a estreia a solo de Gloria Estefan, com o trabalho Cuts Both Ways (1989), cujos momentos de maior relevo estiveram a cargo dos temas "Ay, Ay, I", "Here We Are", "Don't Wanna Lose You"
Na digressão de 1990, Gloria sofreu um acidente de viação que quase lhe custou a vida. Após um ano de recuperação, regressou com Into The Light (1991), do qual se destacaram os singles "Coming Out Of The Dark", "Seal Your Fate", e "Can't Forget You".
A década de 90 confirmou a sua popularidade mundial e elegeu-a como uma das principais cantoras latinas da música pop. Destacaram-se os álbuns Mi Tierra (1993), que conquistou o Grammy para Melhor Álbum Latino Tropical, incluindo as canções "Con Los Anos Que Me Quedan" e "Mi Tierra";
Hold Me, Thrill Me, Kiss Me (1994), do qual fizeram parte "Everlasting Love", uma versão de "Don't Let The Sun Go Down On Me", de Elton John, e o tema-título; Abriendo Puertas (1995), que arrebatou mais um Grammy para Melhor Álbum Latino Tropical; Destiny (1996), que produziu êxitos como "Steal Your Heart" e "Reach", tema com que encerrou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996; Gloria! (1998), do qual foi extraído o single "Heaven's What I Feel".
Em 1997 foi galardoada com um American Music Award na categoria de Melhor Artista Latina Feminina. Em abril de 1998 surgiu no espetáculo Divas Live, produzido pela estação televisiva VH1, ao lado de Mariah Carey, Celine Dion, Aretha Franklin, e Shania Twain.
Em 2000 lançou Alma Caribeña, disco com o qual encerrou a trilogia começada com Mi Tierra e continuada em Abrindo Puertas, com a qual explorou as suas raízes cubanas. O primeiro single a ser extraído do álbum foi "No Me Dejes De Querer". Este trabalho contou com as participações de Celia Cruz, em "Tres Gotas de Água Bendita", e José Feliciano, em "Tengo Que Decirte Algo".
Ainda no mesmo ano, gravou com a boy-band N'Sync o tema "The Music Of My Heart", que fez parte da banda sonora do filme com o mesmo nome, com o qual Gloria se estreou no cinema.
Depois de um afastamento de três anos, a cantora cubana voltou às gravações, editando, em 2003, o disco Unwrapped, regressando assim às canções em inglês, e, em 2004, Amor y Suerte, uma compilação de êxitos românticos. A discografia da cantora foi também enriquecida com algumas edições dos principais temas da cantora, destacando-se o Greatest Hits, de 1992, e o Greatest Hits, Vol. 2, de 2001.
Como referenciar: Gloria Estefan in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 07:14:48]. Disponível na Internet: