Gomes Canotilho

Jurista e professor catedrático português da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nascido em 1941 e natural de Pinhel, é um dos mais conceituados jurisconstitucionalistas do país. Preparou o seu doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas na República Federal da Alemanha na Universidade de Friburgo, onde frequentou o Seminário de Direito Constitucional do Professor Konrad Hesse, no Institut für öffentliches Recht e na Universidade de Heidelberg, obtendo aquele grau académico em 1983. Tem a seu cargo a cadeira de Direito Constitucional e Ciência Política na Faculdade de Direito e é o coordenador do curso de pós-graduação em Direito do Ordenamento do Urbanismo e do Território do Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente.
Foi galardoado com o Prémio Pessoa 2003, pela primeira vez atribuído a uma personalidade ligada à área das ciências jurídicas, pelo conjunto da sua obra, considerada por muitos autores como excecional, no campo do Direito Constitucional e Ciência Jurídica Pública.
Da sua obra pode destacar-se: Constituição da República Portuguesa Anotada (em coautoria com Vital Moreira), Fundamentos da Constituição ; Direito Constitucional e Teoria da Constituição.
Como referenciar: Gomes Canotilho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 15:27:13]. Disponível na Internet: