Grace Murray Hopper

Génio matemático, Grace Brewster Murray (mais tarde Hopper por casamento com Vincent Foster Hopper, falecido durante a Segunda Guerra Mundial) nasceu no dia 9 de dezembro de 1906, em Nova Iorque, e faleceu no dia 1 de janeiro de 1992, em Arlington, Virgínia. Distingiu-se como génio matemático e almirante (rear) da Marinha dos Estados Unidos. Foi pioneira no desenvolvimento da ciência computacional e contribuíu para a construção do Univac I, o primeiro computador eletrónico comercial.
Estudou na Faculdade de Vassar e na Universidade de Yale. Ensinou matemática em Vassar antes de se alistar na Marinha em 1943, como forma de assistência ao seu país durante os desafios da guerra. Tornou-se tenente e foi-lhe atribuído o projeto "Bureau of Ordance's Computation" na universidade de Harvard em 1944, onde teve oportunidade de trabalhar com o Mark I - a primeira calculadora de grande porte e percursora dos computadores eletrónicos - sendo a terceira pessoa a programar esta máquina. Introduziu o termo "bug" para explicar falhas em computadores após um problema originado por uma traça nos circuitos internos do Mark I.
Hopper idealizou que a utilização de computadores poderia atingir uma audiência mais vasta caso existissem ferramentas e compiladores de utilização amigável. Seguindo esta ideia, ingressou a Eckert-Mauchly Computer Corp. em 1949, onde trabalhou no UNIVAC I - o primeiro computador digital eletrónico de grande escala. Nesta época, os programas de computador continham mnemónicas que eram transformadas em instruções de código binário. Hopper e a sua equipa desenvolveram um melhoramento significativo na construção do código binário executável com o desenvolvimento do seu primeiro compilador (A-O). A série de compiladores A-O traduziam código matemático simbólico para código máquina e permitiam a especificação de "números de chamada" atribuídos a rotinas armazenadas em fita magnética (o que permitia ao computador encontrar essas rotinas na fita de forma automática). Em 1957 a divisão onde trabalhava desenvolveu o Flow-Matic, o primeiro compilador de processamento de dados baseado na língua inglesa. Reformou-se da Marinha em 1966 mas foi reintegrada no ano seguinte para ajudar na standartização das linguagens de programação da Marinha, nomeadamente a linguagem COBOL em que já estava envolvida dada a sua participação nas primeiras reuniões para a formulação de específicações para esta linguagem (vastamente influenciada e motivada pelo Flow-Matic). Reformou-se novamente em 1986 com 79 anos de idade - sendo então o oficial da Marinha dos Estados Unidos mais idoso em exercício. Foi eleita Fellow of the Institute of Electrical and Electronic Engineers em 1962. Em 1969 elegeram-na como a primeira galardoada do Men of The Year em ciência computacional pela Data Processing Management Association. Em 1973 tornou-se o primeiro cidadão dos Estados Unidos (e a primeira mulher do mundo) a ser tornada Distinguished Fellow of the British Computer Society. Em 1991 recebeu a National Medal of Technology.
No primeiro dia do ano de 1992 faleceu durante o sono em Arlington, Virginia.
Como referenciar: Porto Editora – Grace Murray Hopper na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 17:09:25]. Disponível em